Leitura de 4 min
Intro
O gerente de negócios da Kamon CrossFit, Adriano Teles (@adrianoteles), teve a oportunidade de ser o interprete de Jason Khalipa durante sua passagem por Brasília.
Nessa ocasião, Jason compartilhou informações e suas experiências pessoais no seminário Box to Business e também falou de um conceito que desenvolveu e que chama de Mentalidade AMRAP.
Para quem não sabe, Jason Khalipa já foi campeão do CrossFit Games, em 2008, tendo subido ao pódio e ficado entre os top 10 do CrossFit Games por vários anos: 2008-2015.
A mesma mentalidade que o levou a ser campeão do mundo de CrossFit, também o ajudou a: construir 20 negócios, sendo que 7 deles são unidades da nc.fit; manter um relacionamento de 18 anos com sua esposa Ashley; cuidar dos seus dois filhos, em especial da Ava, que foi diagnosticada em 2016 com leucemia.
A mentalidade AMRAP
Jason diz que a mentalidade AMRAP pode ser comparável a andar de bicicleta e é dividida em 3 passos:
- focar
- pedalar
- trocar marchas
A mentalidade AMRAP é aplicável para qualquer área da vida, como por exemplo: família, negócios ou fitness.
Focar
Quando você está fazendo um treino AMRAP, você não para no meio para conversar com um amigo ou mexer no celular, você se concentra na tarefa a ser feita e foca apenas nela.
É a mesma coisa quando você sobe numa bicicleta, você deve focar nessa tarefa, se não, poderá cair.
Jason conta que, em 2009, caminhava pela rua com sua esposa, empurrando o carrinho do seu bebê, e sua esposa olhou para ele e perguntou: “Jason, o que você acha disso?”. Jason respondeu: “Do que você está falando?”. Naquele momento, Jason percebeu que ele não estava totalmente presente, seu corpo estava lá, mas sua mente estava pensando no próximo evento do CrossFit Games. Ele estava pensando que se sua mão não cruzasse a linha durante o handstand walk, ele poderia ser desclassificado.
Em 2009, Jason caiu no chão durante um evento de corrida e ficou, nesse WOD, em 72º de 74 competidores.
No ano seguinte, ele caiu de cara depois de várias tentativas frustradas de Snatch durante o WOD Amanda.
Consciente do conceito de estar focado, Jason decidiu pedir ajuda para um psicólogo do esporte que o ensinou que existem dois tipos de situações: 1) as que você pode controlar e 2) as que você não pode controlar.
As coisas que você não pode controlar são: a performance do competidor ao seu lado, se vai chover ou não, qual WOD vai ser anunciado…
As coisas que você pode controlar são: seu aquecimento, se você deu o seu máximo durante os treinos, se você se hidratou antes da prova…
Jason entendeu que todas as coisas que estão fora do seu controle são apenas distrações. Foque apenas naquilo que você pode controlar.
Foi aí que ele começou a entender melhor o conceito de estar focado, presente de corpo e mente, naquele momento.
O passo #1 é focar, focar na tarefa a sua frente, estar totalmente presente.
Pedalar
O segundo passo para você se manter em cima de uma bicicleta é pedalar, se você não pedalar, você cai.
Aplicando isso em uma sessão de treino, é você dar duro, muito duro, um duro que você conquistou por tudo que já passou e não apenas um duro que você acha ou percebe como duro.
Não adianta você se dar uns tapas na cara e dizer que vai dar duro, você tem que de fato dar o melhor de si até completar a tarefa.
O passo #2 é pedalar, dar duro, de tal forma que, ao terminar a tarefa, você terá certeza que não teria como ter dado mais.
Trocar Marchas
Em 2009, Jason ficou noivo, competiu no CrossFit Games e abriu seu primeiro box. Ou seja, seu relacionamento se desenvolvia, competia no nível mais alto do CrossFit e seu negócio crescia.
Para que ele pudesse manter tudo em equilíbrio e crescendo, ele precisava aprender a trocar marchas, como em uma bicicleta.
Quando ele acorda cedo, ele gosta de treinar, e aí, ele foca 100% no seu treino. Quando ele termina o treino e volta para casa para encontrar sua esposa, ele troca de marcha e para de pensar em treino e passa a focar inteiramente em sua esposa.
Quando ele sai de casa e vai trabalhar, ele troca de marchas novamente, parando de pensar na família para pensar totalmente no seu negócio, focado naquilo que ele tem que fazer em relação àquele assunto.
Ele desocupa a mente da tarefa anterior (ex.: treino) e ativamente pensa somente no momento atual (ex.: esposa).
E quando ele retorna para casa novamente no final do dia, ele mais uma vez troca de marcha.
O passo #3 é trocar marchas, ou seja, voluntariamente mudar seu foco da tarefa A para a tarefa B, passando a estar totalmente focado em B e não mais pensando em A.
Resumindo
A Mentalidade AMRAP pode ser aplicada para diferentes áreas da vida e é como andar de bicicleta em 3 passos: primeiro precisa focar exclusivamente na tarefa que está fazendo (família, negócios ou fitness), depois deve pedalar para não cair (dar duro, o seu máximo) e em seguida, precisa trocar de marcha quando a situação mudar (família, negócios ou fitness).