Leitura de 5 min
Introdução
“A diferença entre o remédio e o veneno é a dose.”
Usar o Leaderboard na dose certa é a chave para potencializar seus resultados!
O que é Leaderboard?
Leaderboard, do inglês, quer dizer quadro de liderança, ou seja, um ranking com a classificação dos competidores do 1º ao n-ésimo colocado.
As 3 maneiras de usar o Leaderboard
- Você pode ignorá-lo.
- Você pode mal-aproveitá-lo.
- Você pode usá-lo de maneira inteligente.
1. Ignorando o Leaderboard
“O importante é participar!”.
É super válido querer participar de competições apenas para testar o seu limite ou simplesmente se divertir. Não há nada de errado em ignorar o Leaderboard, muito pelo contrário, é até admirável que você tenha a capacidade de conseguir se desapegar dele em alguns momentos!
Podemos dizer que ignorar o Leaderboard em momentos específicos é uma das formas de usá-lo de maneira inteligente, mas não é a única forma, continue lendo.
2. Mal-aproveitando o Leaderboard
Mal-aproveitar o Leaderboard significa não tirar o proveito que ele pode dar ou pior, usá-lo de tal forma que ele acaba prejudicando o seu rendimento.
Uma das piores formas de usar o Leaderboard é errar na dose, como por exemplo deixar que ele influencie sua mentalidade de prática ou treinamento. Como assim? Ao invés de ir para a prática ou treino com a mentalidade de prática ou treinamento, você vai com a mentalidade de competição.
Por que isso é um problema? Antes de prosseguir, aprenda em 2 minutos a diferença entre praticar, treinar e competir.
Agora que aprendeu a diferença, continue lendo!
Por que treinar sempre como se estivesse competindo pode ser um problema?
Se você entendeu a diferença entre praticar, treinar e competir, sabe que se treinássemos como se estivéssemos competindo, deixaríamos um pouco nossa técnica de lado e gastaríamos uma parte do nosso tempo focado no Leaderboard, e isso pode ser um problema.
Com o tempo, deixar a técnica de lado nos treinamentos se torna insustentável e ineficiente.
Insustentável porque aumentam-se os riscos de lesões, o que compromete seu treino e consequentemente seu resultado em competições. Pode ser até que você nem consiga competir.
Ineficiente porque técnica e eficiência andam juntas, ou seja, no curto prazo, se você sacrificar a técnica para conseguir uma repetição a mais, pode até conseguir um resultado melhor, naquele momento. Mas, no longo prazo, aquele que consistentemente refinar sua técnica, tenderá a produzir os melhores resultados.
O erro na dose do foco no Leaderboard durante os treinos faz com que o Leaderboard se torne uma distração, que consome o seu tempo e a sua energia, que são limitados. Você não tem como controlar o resultado dos outros, mas você pode controlar a sua prática, o seu treino e consequentemente maximizar a sua performance em uma competição. Aprenda em 3 minutos a Mentalidade AMRAP para potencializar seus resultados nos treinos e competições.
A aversão a competições
Acredito que um dos motivos que fazem com que algumas pessoas não gostem de competir (muitas vezes sem nunca nem terem competido) é exatamente o fato de não conseguirem ignorar o Leaderboard ou não saberem lidar emocionalmente com o fato de serem comparadas a outras pessoas. Aprenda mais sobre os dois lados de ser uma pessoa competitiva em 3 minutos aqui.
3. Usando o Leaderboard de maneira inteligente
Para usar o Leaderboard de maneira inteligente, é importante aprender, também, como não usá-lo!
Como não usar o Leaderboard?
Se alguém postar um resultado que você desconfia se é verdade, as piores coisas que você pode pensar são: “Duvido”, “Roubou”, “Tudo No Rep”.
Pode ser que essa pessoa não obteve aquele resultado, ou não com a mesma integridade que você, mas pode ser também que ela tenha digitado errado, tenha se perdido nas contas, não sabe quanto pesam os equipamentos ou não entendeu o sistema de contagem.
De qualquer maneira, gastar o seu tempo e a sua energia com isso, durante os seus treinos, não irá contribuir para a sua performance.
Não deixe que o Leaderboard vire uma distração nos seus treinos. Se vir algum resultado estranho no Leaderboard, ignore e foque naquilo que você pode controlar: o seu tempo e a sua energia, investidos na sua prática e no seu treino! Se ainda não leu sobre a Mentalidade AMRAP (3 minutos de leitura), clique aqui.
Como usar o Leaderboard de maneira inteligente?
Ao invés de se preocupar com o resultado dos outros e fofocar para os amigos, identifique quais são seus pontos fortes e fracos.
Seu(s) ponto(s) forte(s) pode(m) se tornar uma vantagem competitiva em determinados WODs. Por isso, monitore-o(s) para que permaneça(m) assim, mas não às custas de praticar e treinar seus pontos fracos.
Seus pontos fracos devem ser vistos como uma oportunidade de melhoria.
Suponha que você tem um ótimo agachamento e geralmente fica em 3º lugar, mas tem um pull-up fraco e fica em 30º. Se você melhorar seu agachamento, terá o potencial de ganhar apenas 2 colocações. Em contrapartida, se melhorar seu pull-up, terá o potencial de melhorar 29 colocações! Ou seja, seu ponto fraco tem o potencial de te trazer muito mais resultados em uma competição!
Outras maneiras de se usar o Leaderboard
O Leaderboard pode ser usado de maneira inteligente (com a dose certa) para inúmeras finalidades:
- para ajudar a traçar um objetivo e servir como motivação;
- para comparar o próprio resultado com o dos outros;
- para comparar o resultado de amigos ou outros atletas;
- para servir como um registro da sua história, seja você um atleta amador ou profissional;
- para traçar estratégias de prova para a competição que está participando;
- para replanejar seu programa de treinamento para a próxima competição;
- para medir progresso entre temporadas;
- para negociar contratos com patrocinadores;
- para outras finalidades…
Conclusão
Aprendemos 3 formas de usar o Leaderboard:
- Ignora-lo pode ser útil e te permite poupar tempo e energia que podem ser revertidos para focar na sua prática e no seu treinamento.
- Mal-aproveita-lo consome o seu tempo e a sua energia e gera efeitos negativos nos seus resultados.
- Usá-lo de maneira inteligente é saber dosar, identificando quando é vantagem ignorá-lo ou quando é vantagem usá-lo de forma positiva, como por exemplo, para dar motivação ou montar estratégias de curto e longo prazos que maximizem seus resultados.