Leitura de 3 min
No CrossFit, estamos sempre buscando a superação. E para alcançar resultados cada vez melhores, a mente deve estar trabalhando em conjunto com o corpo. Não adianta esperar que o corpo esteja em constante evolução se a mentalidade não está no mesmo rumo. Afinal, dificilmente os resultados de excelência são alcançados sem forte intenção e esforço concentrado.
E como fazer com que nossa cabeça trabalhe no caminho da superação, da evolução e do sucesso? Carol Dweck, uma das maiores pesquisadoras da atualidade sobre motivação, acredita que a mentalidade de crescimento (growth mindset) pode ser a resposta (saiba mais sobre a autora aqui, em inglês). E a boa notícia é: todos podemos desenvolver essa forma de pensar e encarar a vida e seus desafios.
Mentalidade do Crescimento VS Mentalidade Fixa
Para a pesquisadora Carol Dweck, as pessoas podem ser divididas em dois grupos quando considerada a forma como encaram desafios e problemas: o grupo do padrão de mentalidade fixa (fixed mindset) e o de mentalidade do crescimento (growth mindset).
Em linhas gerais, pessoas com padrão de mentalidade fixa não reagem bem a situações complicadas. Muito ligadas à noção imediatista de fracasso e sucesso, elas sentem que falharam quando não atingem bons resultados e tendem a fugir de problemas. Já pessoas com a mentalidade do crescimento, acreditam que as aptidões podem ser desenvolvidas. Portanto, veem nas tarefas de difícil resolução uma oportunidade para o crescimento e acabam apresentando resultados bem melhores que as pessoas de mentalidade fixa.
Em estudo sobre como as crianças encaram os fracassos, foi identificado que as crianças que tinham um padrão de mente de crescimento (ou seja, encaravam os desafios de maneira otimista e como uma oportunidade de aprendizado) apresentaram elevadíssimo nível de atividade cerebral durante o confronto com problemas. Dessa forma, Dweck acredita que ressaltar para os jovens que existe uma curva de aprendizagem para toda atividade e que não há um “fracasso definitivo” pode ser um instrumento poderosíssimo para a educação. Confira mais sobre este estudo no TED Carol Dweck: O poder de acreditar que se pode melhorar.

Atividade cerebral após um erro
Como desenvolver a mentalidade do crescimento
A pesquisadora Carol Dweck dá dicas para quem quer desenvolver uma mentalidade do crescimento.
Em primeiro lugar, a autora recomenda que as pessoas se valorizem não pelos seus fracassos ou vitórias imediatas, mas pelo comprometimento, positividade e engajamento nos processos de aprendizagem.
Também é importante não fugir dos desafios, mas apreciar a oportunidade de crescer com as dificuldades. Nossos problemas contribuem com nosso aprimoramento. Da mesma forma que nossos músculos, nossa mente se desenvolve com o aumento da “carga”. Portanto, se a vida pesou, aproveite e desenvolva-se!
Aliás, quanto mais desafios melhor: é importante que nos desafiemos o tempo inteiro. Quando saímos da zona de conforto e aprendemos algo novo, nosso cérebro forma novas conexões, profundas e fortes.
****
No fim das contas, a abordagem que você tem em relação aos desafios e ao aprendizado é o que vai lhe tornar uma pessoa de sucesso.
E aí, será que você tem se dado desafios o suficiente para desenvolver sua mentalidade do crescimento?