Leitura de 3 min
Uma dúvida muito comum entre pessoas que procuram o CrossFit é se ele pode substituir a musculação
Essa é uma questão muito importante e o objetivo deste artigo não é promover o CrossFit ou criticar a musculação, apenas esclarecer as principais diferenças das duas modalidades para te ajudar a escolher aquela que vai te aproximar dos seus objetivos.
Qual o seu objetivo?
Ganhos de massa muscular? Aptidão física? Emagrecimento? A lista de objetivos pode ser extensa e, por isso, iremos focar apenas em alguns mais comuns.
Vale lembrar que, qualquer que seja o seu objetivo, além da atividade física, o seu padrão alimentar será determinante no seu sucesso!
Recomendamos fortemente a leitura do post O que é CrossFit? para quem ainda tem pouco conhecimento sobre o assunto.
Objetivo: Ganho de Massa Muscular/Bodybuilding/Hipertrofia
Indo direto ao ponto, se seu objetivo for o ganho máximo de massa muscular/bodybuilding/hipertrofia, a musculação pode ser o local mais indicado pela característica do treinamento. A musculação propicia o trabalho de músculos isolados, controle da velocidade de contração/extensão muscular e, programado apropriadamente, permite trabalhar sem concorrência com outros movimentos, o que acontece no CrossFit.
Por outro lado, o CrossFit também é capaz de promover esse tipo de adaptação, mas em menor grau, visto que, o objetivo do CrossFit é o ganho em aptidão física e a hipertrofia é apenas consequência.
![]() | ![]() |
Phil Heath – 6x Campeão Mundial de Bodybuilding | Rich Froning – 6x Campeão Mundial de CrossFit |
Hipertrofia como objetivo | Hipertrofia como consequência |
Objetivo: Fitness
Existem pelo menos dois conceitos diferentes associados à palavra fitness:
1) Para o CrossFit (e para a Kamon), fitness é o seu grau de aptidão física em 10 áreas: resistência cardiorrespirtatória, força, resistência muscular, flexibilidade, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. A estética, assim como a hipertrofia, é apenas consequência do nosso treino.
2) Para outras modalidades, bodybuilding/fitness/wellness, fitness inclui a estética (esculpir o corpo e os músculos) como finalidade.
Dado essas duas definições, fica mais fácil escolher. Se o seu objetivo for o 1) desenvolvimento das 10 aptidões físicas, com a hipertrofia sendo apenas consequência, o CrossFit é para você, mas se o seu objetivo for 2) esculpir o corpo como um bodybuilder, vide Phil Heath, a musculação pode ser o lugar ideal para você!
Objetivo: Emagrecimento
Se o objetivo for a diminuição do percentual de gordura, é importante ter em mente exercícios que elevem consideravelmente seu gasto energético durante e após a sessão de treino.
Estudos científicos sobre treinamentos em alta intensidade mostram que esse tipo de treinamento gera o efeito EPOC, também conhecido como afterburn effect, o que eleva consideravelmente seu gasto calórico, não só durante a atividade física, mas também após o treino.
O EPOC é mais acentuado nos treinos de CrossFit, por se tratar de treinos de alta intensidade, do que nos treinos tradicionais de musculação, de menor intensidade. Sendo assim, o CrossFit, por ser treinamento funcional, constantemente variado e executado em alta intensidade, oferece uma combinação fantástica para quem quer emagrecer.
Conclusão
Se o seu objetivo for ganhos máximos de massa muscular/bodybuilding/hipertrofia, a musculação provavelmente será o local mais indicado, mas se o seu objetivo for o emagrecimento ou o desenvolvimento de 10 aptidões físicas, o CrossFit será mais apropriado.
Conteúdo extra
Quer saber mais? Assista ao vídeo abaixo onde grandes nomes do CrossFit e Bodybuiling – Júlio Mariano, Dr. Paulo Muzy e Dr. Ramires Tibana – explicam como uma modalidade pode influenciar a outra e vice-versa.