Leitura de 3 min
É verdade que o CrossFit pode provocar lesões?
A popularidade do CrossFit está crescendo no Brasil. Mas também crescem os rumores de que o esporte pode fazer você passar mal, ter sérias lesões e problemas de saúde graves.
Algumas notícias que circulam, principalmente nos grandes meios de comunicação, passam a impressão de que o CrossFit lesiona mais do que outras atividades físicas, mas isto não é verdade.
Portanto, antes de você ficar desanimado com este esporte que está conquistando o mundo, confira as informações abaixo que vão deixar você mais confiante e tranquilo para treinar.

Constance Tillit tem 80 anos, arrasa no CrossFit e prova que o esporte é seguro para várias idades. | Fonte: www.cbsnews.com
O CrossFit não lesiona mais que outras atividades físicas
Alguns estudos têm sido feitos para identificar a taxa de incidência de lesões neste esporte. A depender da metodologia científica adotada, os resultados podem variar.
Com simples pesquisas no Google é possível identificar outras pesquisas, artigos científicos e opiniões sobre lesão no CrossFit. Entretanto, apesar de não haver um consenso sobre o tema, os estudos demonstram que sua incidência de lesão não é maior que a de vários outros esportes.
A incidência de lesão no CrossFit é comparável e inclusive menor que corrida, futebol, triathlon (competição), basquetebol, strongman, voleibol, levantamento de peso olímpico, academia, tênis, wrestling e judô.
Na tabela abaixo, você poderá comparar a incidência de lesão no CrossFit com a de outros esportes. Tabela compilada pelo Adriano Teles, fundador da Kamon CrossFit, bacharel em Educação Física e pós-graduado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo.
Estar envolvido em uma atividade física tem seus riscos, como também há riscos em escolher não se exercitar: a maioria dos casos de dor nas costas está relacionada à falta de atividades físicas, por exemplo. Sem contar nos problemas mais graves aos quais os sedentários estão sujeitos, como o risco de mortalidade até 30% maior e o dobro chances de ter problemas do coração (dados da Organização Mundial de Saúde – OMS).
Toda atividade física deve ser feita com segurança
Qualquer pessoa que realiza uma atividade física deve procurar orientações de profissionais especializados e progredir gradativamente. No CrossFit, não é diferente. Este esporte de alta intensidade é bastante seguro quando realizado sob a supervisão de profissionais capacitados e quando o praticante respeita seu corpo.
Quem quer apostar nesta atividade física, deve procurar um box regulamentado, como a Kamon (confira o mapa dos estabelecimentos autorizados).
Ressaltamos que, feito com segurança e responsabilidade, esta prática esportiva pode levar o seu corpo mais longe do que você jamais imaginou. Na Kamon, por exemplo, temos alunos que foram desencorajados por médicos a realizarem exercícios de maior intensidade por limitações de saúde, mas que superaram seus limites e, hoje, apresentam ótimos resultados nos treinos e até em competições.
Não se precipite
Não se deixe enganar por frases como: “Eu conheço pessoas que se machucaram fazendo CrossFit. CrossFit é perigoso.”.
O fato de uma modalidade apresentar indivíduos que se lesionaram não tornam essa modalidade necessariamente perigosa.
Analise a seguinte afirmação: “Todas as pessoas que beberam água ou vinho em 1800 morreram, por isso, água e vinho são perigosos e matam”. Com esse exemplo, fica claro perceber que apesar da relação, um não é a causa do outro. Associar a causa à relação não deve ser feito com o CrossFit ou com qualquer outra atividade física.
Ficou com alguma dúvida? Apareça na Kamon para conversar com um de nossos treinadores!
Conclusão
Existem riscos sim na prática do CrossFit, mas também existem riscos na prática da musculação, do futebol, da corrida e, o maior de todos, na prática do sedentarismo. Muita gente rompe ligamento do ombro dormindo (diagnóstico médico)! Para correr riscos, basta estar vivo.
Com o auxílio de profissionais qualificados, conhecendo e respeitando os seus limites, mas ao mesmo tempo tentando superá-los, a atividade torna-se uma prática segura e de extremo prazer e motivação.
Os riscos inerentes ao CrossFit são compensados pelos benefícios, como redução do percentual de gordura, ganho de massa muscular, desenvolvimento do condicionamento físico, melhora na disposição e aumento da qualidade de vida!