Leitura de 5 min
A Kamon CrossFit, prezando sempre pela transparência da informação, resolveu escrever este artigo para informar nossa comunidade, principalmente nossos alunos e atletas, sobre uma condição, a Rabdomiólise, e também para esclarecer uma série de desinformações que circulam por aí. Aqui, você vai saber o que é a Rabdomiólise, suas causas, seus sintomas, como previnir e tratá-la.
O que é a Rabdomiólise?
A Rabdomiólise é uma condição médica rara e que foi descrita pela primeira vez em 1940 por conta de vítimas de acidentes aéreos e bombardeamento durante a Segunda Guerra Mundial.
A Rabdomiólise ocorre quando tecidos musculares se rompem e o conteúdo das células é liberado na corrente sanguínea. Uma das moléculas fruto desse rompimento, a mioglobina, é tóxica para os rins e pode causar insuficiência renal e, em casos mais severos, até a morte.
Causas da Rabdomiólise
- Exercícios volumosos de alta ou baixa intensidade (maratonas, fisiculturismo, futebol e futebol americano, rugby, CrossFit e outros)
- Acidentes com esmagamento
- Choques elétricos
- Picadas de abelha em pacientes com alergias severas e grandes infecções
- Atletas que ficaram desidratados depois de esforços prolongados e sob muito calor
Sintomas da Rabdomiólise
- Dores musculares agudas e generalizadas
- Náusea
- Vômito
- Cãibras abdominais
- Urina escura e avermelhada (Urina Coca-Cola). A cor se deve a mioglobina, a mesma molécula que dá cor a carne vermelha.
Tratamento da Rabdomiólise
O tratamento consiste em injetar na veia grandes quantidades de líquido para diluir e eliminar a mioglobina dos rins. Em casos mais severos é preciso fazer diálise. A morte, apesar de rara, pode ser fruto da falência renal devido ao desequilíbrio de eletrólitos que causam arritimia cardíaca. A maioria dos pacientes se recuperam depois de algumas horas ou semanas de reidratação, dependendo da gravidade.
- Introdução gradual da intensidade dos exercícios. Pessoas com baixo nível de condicionamento físico geralmente não tem massa muscular suficiente ou a capacidade de romper músculos suficientes para causar Rabdo.
- Redução de peso nos exercícios
- Parar para descansar para completar os exercícios
- Comer e beber bastante água depois dos exercícios. A água é para eliminar a mioglobina e a comida para previnir que a água elimine muito sódio do seu organismo.
Em outras palavras, o risco da Rabo é real, mas é baixo. “Mesmo que você faça tudo errado, a maioria dos seus atletas nunca vai ter Rabdo.” diz Ahmik Jones, um médico do CrossFit. Mas ele também diz que: “Mesmo que você faça tudo certo, ainda sim, existe um risco de Rabdo, apesar de pequeno.”
Casos no CrossFit
“Outro ponto a ser levantado é a que a maioria dos casos relatados é de um período entre 2005 e 2007, antes da fase dos Games e da saudável mudança de foco do CrossFit de um esporte de endurance para um esporte de força resistida. São poucos atletas brasileiros que viveram esse período, mas quem participou ou assistiu alguma coisa dessa época sabe que a metodologia do CrossFit ainda estava engatinhando e havia um foco muito grande em volume não sendo raro os atletas de elite fazerem um ou dois wods de mais de meia hora por dia, o que aumenta em muito o risco de haver sérias rupturas no tecido muscular.” Fonte: Bars’N’Rings
A Rabdomiólise é uma doença que surgiu do CrossFit?
Não. A Rabdomiólise não é nem uma doença, é uma condição médica e também não surgiu do CrossFit, ela foi descrita pela primeira vez em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, muito antes do CrossFit existir. Seguem publicações científicas sobre a incidência de Rabdomiólise em outras atividades:
Natação: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22337202
Corrida: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17465608
Bicicleta estacionária: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21311638
Futebol Americano: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22488291
“Bodybuilding de baixa intensidade”: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19123934
O CrossFit pode causar Rabdomiólise?
Apesar de muito raramente, sim. Como previnir a Rabdo?
A Rabdomiólise pode causar a morte?
Em casos extremos e muito raros, sim. Como previnir a Rabdo?
É possível treinar CrossFit com 100% de segurança?
O CrossFit é uma atividade de alta intensidade e não existe uma maneira de separar a efetividade do treinamento de alta intensidade de todos os riscos. Um programa de treinamento completamente seguro está condenado a produzir resultados pouco expressivos.
Os treinadores de CrossFit estudam a Rhabdomyolysis?
Sim. Todo treinador certificado pela CrossFit (Level 1 Trainer) estuda sobre essa condição e inclusive deve responder perguntas na prova sobre o assunto que valem pontos para ele adquirir sua certificação.
Por que as pessoas associam a Rabdomiólise ao CrossFit?
Porque, apesar de identificada desde 1940 e presente em esportes super comuns, como o futebol e maratonas, ninguém, até então, havia dado tamanha atenção para uma condição, que apesar de rara, pode ser muito grave. O CrossFit fez questão de tornar pública esta condição, em 2005, para alertar toda a comunidade sobre o que é a Rabdomiólise e como previní-la.
Quem é o Uncle Rhabdo?
É um cartoon que a CrossFit criou para mais uma vez chamar a atenção e convidar a comunidade para saber o que é e como previnir a Rabdomiólise (Rhabdomyolysis em inglês).
Artigos sobre a Rabdomiólise criados pela CrossFit desde 2005 (em inglês)
- Janeiro/2010 – The Truth About Rhabdo
- Outubro/2005 – CrossFit Induced Rhabdo
- Junho/2011 – Rhabdomyolysis Revisited
Outros Artigos sobre a Rabdomiólise e o CrossFit (em português)
Artigo que gerou polêmica e desinformação sobre a Rabdomiólise e o CrossFit
No começo deste artigo eu falei sobre a Kamon e nosso compromisso com a transparência da informação, certo? Pois aqui estão os artigos (o original e sua tradução para português) que falam mal do CrossFit e o associam à Rabdomiólise. Espero que você leia todos os artigos que eu citei aqui neste post, pesquise mais no Google, tire suas próprias conclusões e, se ficar com qualquer dúvida, apareça na Kamon para conversar com um de nossos treinadores, certificados pela CrossFit.