Leitura de 2 min
Foto por Bazzo Fotografia.
Introdução
O que você faria diferente ao praticar, treinar ou competir 10 agachamentos?
Praticar
Se você se concentrar em refinar a técnica ou melhorar a qualidade do agachamento, em cada uma das 10 repetições, sem se preocupar tanto com o tempo, você estará praticando.
Foque em aprimorar os movimentos para poder treinar melhor. Você colherá os resultados nos médio e longo prazos.
Treinar
Se você fizer os 10 agachamentos o mais rápido que puder e ao mesmo tempo estiver concentrado na técnica, você estará treinando.
Seu foco deve estar no treino do dia, que acumulativamente, dia após dia, levará você a sua melhor performance, seja para uma competição ou para sua qualidade de vida. Os resultados serão colhidos nos médio e longo prazos.
Competir
Agora, se você fizer os 10 agachamentos o mais rápido que puder e deixar a técnica de lado para fazer mais rápido ou se preocupar com o resultado dos outros, você estará competindo.
Seu foco deve ser o curto prazo, ou seja, aquele momento, evento, prova! É quando você irá colher os resultados das práticas e treinos! O resultado que importa é o de hoje.
Prática é prática, treino é treino e competição é competição?
Apesar das definições simplificadas acima, é importante ter a noção que a presença de um não exclui, necessariamente, o outro.
É perfeitamente aceitável que exista uma interseção entre prática, treino e competição.
A ideia principal é entender que existe um objetivo principal, predominante, em cada situação!
Sendo assim, quando o objetivo principal for praticar, foque ao máximo na técnica, quando for treinar, junte técnica e condicionamento, e, quando for hora de competir, dê o seu máximo para alcançar o seu melhor resultado!
Conclusão
- Pratique para melhorar seu treino! O foco é o médio e o longo prazo!
- Treine para melhorar/manter seu condicionamento, seja para uma competição ou simplesmente para a sua qualidade de vida! O foco é o médio e o longo prazo!
- Compita para superar seus limites! O foco é o curto prazo!
