Leitura de 3 min
Muita gente confunde treino funcional com CrossFit.
Já escutei várias pessoas falando que praticam CrossFit, mas depois de algumas perguntas, descobrimos que se trata apenas de um treino funcional e não de CrossFit.
Isso acontece porque o CrossFit está em alta e alguns educadores físicos e academias, por falta de informação, ou por má fé, acabam se aproveitando da marca registrada CrossFit, de forma inapropriada, para poder vender mais e acabam gerando essa desinformação entre as pessoas. Então, qual a diferença?
Bom, podemos dizer que um treino de CrossFit é funcional, mas nem todo treino funcional é CrossFit. Preparamos um post curtinho que explica de forma simples e direta O que são movimentos funcionais? Clique aqui!. Para ser considerado CrossFit, o treino, além de ser funcional, deve ser executado em alta intensidade e constantemente variado. Além disso, o treino de CrossFit trabalha 10 aptidões físicas:
- capacidade caridiorrespiratória
- força
- stamina
- flexibilidade
- velocidade
- potência
- coordenação
- agilidade
- equilíbrio
- precisão
Ou seja, o CrossFit vai muito além de um treino funcional e prepara o indivíduo para o desconhecido!
O GRANDE DIFERENCIAL
Apesar das diferenças descritas acima, acreditamos que o maior diferencial do CrossFit é a experiência.
As aulas em grupo, o relógio com contagem regressiva em cor vermelha, o quadro branco com o seu resultado, ao lado do resultado dos seus amigos, o coach, um lugar que não tem catraca, um ambiente onde as pessoas sabem o seu nome, a energia e o espírito de comunidade de pessoas que te motivam quando você pensa em desistir ou te animam quando você não está no seu melhor dia, tudo isso é uma experiência que o CrossFit proporciona e que não há igual em nenhuma outra modalidade. Isso explica boa parte do sucesso da modalidade, do seu crescimento, de número de viciados, e principalmente das inúmeras vidas transformadas!
FUNCIONAL QUE NÃO É CROSSFIT
Um treino funcional que não é CrossFit é um treino em que você tem uma rotina, e/ou que não trabalha em alta intensidade e/ou que não trabalha as 10 aptidões físicas mencionadas acima e/ou que não é um afiliado oficial da CrossFit, uma marca que exige certificação e licença para o uso do nome. Para saber mais sobre CrossFit, quem pode fazer e algumas diferenças entre CrossFit e uma academia tradicional, clique aqui.
Como falei no parágrafo anterior, CrossFit é uma marca registrada e apenas os afiliados oficiais podem usar esse nome. A Kamon CrossFit é um afiliado oficial e tem permissão para usar o nome Kamon CrossFit. Para conseguir esta afiliação, o dono do boxe deve fazer um curso oferecido pela CrossFit (CrossFit Level 1 Certificate Course), passar numa prova para obter a certificação e estar com a anuidade da licença da marca em dia, o que é o caso da Kamon CrossFit. Confira aqui todos os afiliados oficiais de CrossFit no mundo. É importante estar atento quanto a isso, pois estão surgindo por aí muitos boxes pirata de CrossFit que não tem certificação e não sabem direito o que estão fazendo, o que pode colocar a sua saúde em risco.
Por tanto, fique alerta, #tipocrossfit não cola, se você vir academias ou educadores físicos vendendo CrossFit, mas que não são afiliados oficiais, eles estão te enganando! #nãoaocrossfitpirata
Para denunciar um CrossFit pirata, a CrossFit disponibiliza na internet um formulário só para isso: clique aqui para denunciar um CrossFit pirata.
Entendeu agora qual a diferença? Se ainda ficou com alguma dúvida, entre em contato. Será um prazer poder ajudá-lo!
DICIONÁRIO DE TREINO PARA CROSSFIT
Os treinos no CrossFit são formados por inúmeras palavras, siglas e nomes de exercícios, muitas vezes em inglês. O praticante de CrossFit acaba desenvolvendo uma linguagem própria com o tempo. Para aprender esses termos, criamos um dicionário para você. Digite seu melhor email abaixo e tenha acesso ao Dicionário Completo para CrossFit (versão para computador ou celular)!